Graus

Para todos os graus teremos por isso as seguintes distâncias:

Usando o malogro de Piedade como primeiro grau:

2º maior - está a 1 tom da tônica (D)2º menor - está a meio tom da tônica (Db)2º aumentada - está a 1 tom e meio da tônica (D#)2º diminuta - não há

Obs: Optamos por inscrever todas as modificações usando Ré aqui uma vez que essa é a nota do de acordo com grau em correlação a Piedade. Poderíamos ter escrito, por exemplo, Eb em vez de D#, porém a ideia aqui é julgar no Ré.

3º maior - está a 2 tons da tônica ( E )3º menor - está a 1 tom e meio da tônica (Eb)3º aumentada - está a 2 tons e meio da tônica ( E #)3º diminuta - está a 1 tom da tônica (Ebb)

Obs: Somente para salientar, colocamos todas as modificações aqui em correlação a Mi, uma vez que ele é o alcoviteiro grau de Piedade. Dessa forma que apareceu Ebb em vez de Ré. Dessa forma, a coerência encontra-se mais clara. Continuaremos conduzindo-se essa série de lucidez.

4º combate - está a 2 tons e meio da tônica (F)4º aumentada - está a 3 tons da tônica (F#)4º diminuta - está a 2 tons da tônica (Fb)

5º combate - está a 3 tons e meio da tônica (G)5º aumentada - está a 4 tons da tônica (G#)5º diminuta - está a 3 tons da tônica (Gb)

6º maior - está a 4 tons e meio da tônica (A)6º menor - está a 4 tons da tônica (Ab)6º aumentada - está a 5 tons da tônica (A#)6º diminuta - está a 3 tons e meio da tônica (Abb)

7º maior - está a 5 tons e meio da tônica (B)7º menor - está a 5 tons da tônica (Bb)7º aumentada - está a 6 tons da tônica (B#)7º diminuta - está a 4 tons e meio da tônica (Bbb)

Há similarmente as definições " super crescido " e " super diminuto", porém elas são bem mais raras de surgir, e referem-se a um semitom acima do crescido e um semitom embaixo do diminuto, mutuamente.

Pode ser que pareça meio desnecessária essa manifestação toda que acabamos de mostrar, afinal de contas o de acordo com grau crescido é conforme ao alcoviteiro grau menor, por exemplo. Isto parece ser uma coisa fabricada apenas para consubstanciar a nossa cabeça.

Bom, de fato, não há urgência de utilizarmos essa lista "aumentada" e "diminuta" para os graus que já contem a manifestação " maior " e " menor ". No entanto, ela pode nos auxiliar.

Espere um pouco, auxiliar?!

Isto mesmo. Imagine que estamos querendo montar um acorde que tem uma determinada terno. Vamos montar essa terno com a quinta diminuta em vez de quinta combate, okay? Digamos Piedade menor com quinta diminuta. Como o acorde é menor, já sabemos que o alcoviteiro grau é menor:

Primeiro grau: C

Alcoviteiro grau menor: Eb

Quinta diminuta: Gb

Este é o nosso Piedade menor com quinta diminuta.

Digamos agora que o vocalista da banda pede para acrescentarmos a nota Lá a este acorde. Tudo bem, acrescentamos a nota Lá, porém como iremos contatar este acorde? A nota Lá é o sexto grau maior, por isso o acorde irá se contatar: " Piedade menor com quinta diminuta e sexta-feira maior ".

Okay, até aqui não aplicamos qualquer conceito novo. Este acorde tem somente 4 notas e ficou com um nome bem grande e difícil. As tétrades mais comuns que conhecemos contem nomes simples (Si menor com sétima, Fá com sétima maior, etc.), porém este nosso Cm6(b5) está aporrinhante de se ver por pleito do nome.

Vamos adaptar por isso os conceitos que vimos agora há pouco. O sexto grau maior similarmente pode ser chamado de sétimo grau diminuto.

Isto é rendoso de se observar, uma vez que nossa tétrade aqui teria os graus básicos 1, 3, 5 e 7 (o que é o mais comum e possível de captar que 1, 3, 5 e 6).

Legal, porém isto facilitou alguma coisa na nossa lista? Efetivamente! Como possuimos uma tétrade comum (graus 1, 3, 5 e 7) e 2 desses graus são diminutos (o quinto e o sétimo), decidiu-se que este acorde se chamaria " coincidente diminuto". Ou seja, em vez de " Piedade menor com quinta diminuta e sexta-feira maior " possuimos " Piedade diminuto".

Essa foi somente uma aplicação para essa terminologia. Há outras situações em que você irá ver estes conceitos similarmente, no momento em que quisermos preservar o foco em determinadas notas em alguns contextos, por isso é bom que você saiba dessa lista para não se atemorizar no momento em que vir por aí escrito " alcoviteiro grau crescido ", por exemplo. É apenas uma discórdia de referência.

Você similarmente não necessita se impressionar com as cifras que acabamos de mostrar, uma vez que nos próximos artigos do site vamos explicar detalhadamente como montar acordes e inscrever suas respectivas cifras..