Bem Vindo

Seja bem vindo ao nosso site com dicas de violão para iniciantes.

E nesta página de boas vindas já vamos aproveitar o espeço para te entregar um conteúdo interessante sobre como usar a escala menor melódica!

O contexto no qual nossa escala menor melódica costuma ser muito aplicada é em cima de um acorde dominante. O que? Desta forma?? É fácil! Enquanto chegar qualquer acorde dominante em uma determinada música, você é possível que utilizar nossa escala menor melódica nesse exato instante.

Entendi! Que graduação menor melódica? De que tom?

Iremos mostrar com um exemplo. Se em qualquer instante de uma música fosse tocado o acorde G7 (dominante que resolve em C), poderíamos tocar em cima do G7 nossa escala menor melódica do Ré. Isto é, toca-se nossa escala menor melódica do 5º grau superior do acorde dominante.

Outra forma pra se criar isso é tocar nossa escala menor melódica que está um tom superior do acorde que o dominante irá resolver.

Diante disso, G7 é o dominante para o C (resolve em C). Desta maneira, tocaríamos nossa menor melódica um tom superior do Dó, que é Ré.

A explicação que torna essa ececução plausível é algo complexa e também será {tratada'detalhada} em tópicos igualmente avançados. Por hora vislumbre -se com o poder de que o dominante é um acorde instável e também tenso, que abre espaço a diversos recursos melódicos "ousados".

Essa teoria que ensinamos vale constantemente? Sim, a partir do momento em que o acorde dominante seja não modificado.

Somente relembrando, dominante não modificado é aquele que tem simplesmente as notas fundamentais (tétrade). Já o dominante modificado tem qualquer acidente ( citando caso análogo, nossa quinta aumentada).

No nosso exemplo, G7 é um dominante não modificado. Se fosse um dominante modificado, G7(#5), nossa escala menor melódica utilizada seria a do Sol sustenido. Isto é, pra acordes dominantes alterados, você é possível que tocar nossa escala menor melódica que se localiza um semitom superior do acorde dominante em questão.

Graças a este propósito, tal escala acabou ficando conhecida somente de escala alterada, por fim ela contém diversos acidentes em relação à tônica.

Falaremos da escala modificada em outro tópico, porém é essencial que você já saiba que nossa escala alterada pra um determinado tom é nossa escala menor melódica tocada um semitom superior dele. A título de exemplo, nossa escala alterada de sol é nossa escala menor melódica pra sol sustenido.