Escalas

Como usar escalas

A forma correta de aplicar as escalas musicais na praticaTodo músico já se perguntou de que forma executar escalas. Finalmente, pra qual razão servem as escalas musicais?

No post a respeito target notes, falamos que um solo deve ser desenvolvido a partir dos acordes da música, não simplesmente do campo harmônico (tonalidade). A verdade, porém, é que é que sabemos que a maior parte dos músicos e também improvisadores não vê nada além do campo harmônico. Eles somente almejam a resposta para a popular pergunta: " No qual tom está essa música" e também pronto, fazem um solo utilizando escala maior, relativa menor e também pentatônica.

Afim de quebrar este "bloqueio mental", nós mostramos que vamos poder explorar qualquer acorde individualmente na música, trabalhando em cima das notas de acorde. Porém ainda estávamos presos às escalas naturais. Agora chegou a hora de extrapolarmos esta concepção, indo além das escalas básicas. Chegou a hora de aprendermos como utilizar escalas alternativas!

Relembrando o básico da forma correta de usar as escalas básicas

Bastante bem, você já deve ter em mente que uma determinada escala é possível que ser utilizada enquanto o campo harmônico da música foi gerado agora ali partindo dela. Em outras palavras, você sabe que é possível que fazer uso da escala da tonalidade em questão. Ótimo, isso é um fato. Porém, não é o único recurso que temos!

De que forma aplicar as demais escalas musicais

As demais escalas, além das naturais, quase nunca poderiam ser utilizadas se ficássemos pensando somente em campos harmônicos, enfim o campo harmônico pra uma música é 999% das vezes natural. Desta maneira, nossa abordagem pode se desprender agora da "tonalidade" e também se focar nas peculiaridades pra qualquer acorde, pra descobrirmos o que vamos poder fazer e também que escala vamos poder tocar.

Número reduzido de acordes, principalmente os acordes de tensão, autorizam varias outside notes em cima deles, porque sua estrutura e também sensação harmônica possibilitam tranquilamente essas variações.

Nos próximos tópicos cá do website, veremos que o acorde mas explorado pra outside notes é o acorde dominante. Em cima dele, vamos poder tocar varias escalas. E também praticamente todas e cada uma das músicas possuem qualquer acorde dominante. Ou melhor, você continuamente irá ter a opção pra divertir com escalas alternativas! Que boa notícia, não! Significa que teu solo irá conseguir permanecer bastante mais temperado!

Resumindo, não iremos invalidar a concepção dos campos harmônicos, bastante pelo contrário, isso constantemente será útil e também importante. Iremos somente ir pra outros recursos, pensando nos acordes. Prossiga cá no Apostila de Violão e também descubra quais escalas você é possível que utilizar em cima de quais acordes. Você verá que não há mistério: temos diversos recursos fáceis pra utilizar com resultados surpreendentes. Estude todo tópico com carinho e também pratique bastante. 

Lembre-se de que não adianta muito alojar o conhecimento na mente se este não transpor na ponta dos dedos. Acima de tudo, faça música!