Inversão de Acordes

O Que é Inversão dos Acordes

Inversões dos acordes são formas diferentes pra se tocar um mesmo acorde.

Já aprendemos a criar tríades, tétrades e também todas e cada uma das extensões possíveis no ramo dos acordes. Agora iremos trabalhar um conceito novo, a tal da chamada inversão.

Bom, você deve ter reparado que a primeira nota ou grau do acorde ( aquela nota mais grave) é responsável por dá o nome ao acorde. A título de exemplo, o acorde do Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e também Sol, onde Dó é o primeiro grau. Inverter um acorde é fazer com que a nota mais grave (o grave ) não seja o 1º grau, e também sim outro grau nenhum gênero de que forma o acorde.

Desta maneira, temos três inversões possíveis (relacionadas às notas que formam a tétrade): vamos poder colocar {a} terça, a 5ª ou a 7ª no baixo.

1ª inversão dos acordes

A primeira inversão é fazer a 3ª ser a nota mais grave (o baixo ) do acorde.

No acorde do Dó maior, a 3ª é a nota Mi. Portanto a primeira inversão é o acorde de Dó com o baixo em Mi.

A anotação mas utilizada nas cifras afim de se simbolizar inversões é uma barra invertida. A título de exemplo : C/ E (Dó com grave em Mi).

Veja abaixo pequeno número de exemplos desse acorde. Em carmim está o baixo.

C/ E C/ E

Primeira inversao dos acordes

2ª inversão dos acordes

Na segunda inversão, a nota mas grave é a 5ª.

No acorde do Dó, a 5ª é a nota Sol. Desta maneira, o acorde do Dó na segunda inversão é C/G. Confira abaixo pequeno número de

Desenhos pra este acorde:

3ª inversão dos acordes

Na terceira inversão, a nota mais grave é o 7º grau. Essa inversão precisa de um zelo peculiar enquanto a 7ª for maior (7M), porque ela se localiza meio tom inferior da fundamental primeiro grau ). Isso é possível que produzir um desconforto sonoro devido a este "cromatismo", uma vez que esse intervalo curto é possível que passar a sensação de que estamos "errando" o baixo tocando a tônica um semitom acima do que ela deveria ser. Enquanto a 7ª for menor, não há este obstáculo.

Veja abaixo um exemplo de terceira inversão para os acordes C7M e também C7 (onde a sétima maior é a nota B e também sétima menor é a nota Bb):

C/B C/Bb

Ps.: terceira inversao dos acordes

Obs: existem numerosos desenhos/shapes diferentes pra se criar acordes invertidos no violão; nós mostramos somente pequeno número de cá pra introduzir o concepção. Tente achar outros shapes pra estes acordes que apresentamos e também procure também as inversões para os demais acordes! Em breve colocaremos mas desenhos cá no website. Por hora, deiraremos como lição de casa você trabalhar isso.

Ótimo, você deve ter reparado que os acordes invertidos possuem um som levemente dissemelhante do acorde original, porque o baixo é uma nota bastante marcante. Isso representa uma possibilidade ótima para você variar a sonoridade das músicas.